O que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?
O que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença ocular progressiva que afeta a parte central da retina, chamada mácula, responsável pela visão central e detalhada. É uma das principais causas de perda de visão em pessoas acima dos 60 anos e pode se apresentar em duas formas: seca, que ocorre de maneira mais lenta, e úmida, com característica mais agressiva.
Os sintomas da DMRI geralmente são sutis nos estágios iniciais, como a dificuldade em ler ou reconhecer rostos, e acabam passando despercebidos. No entanto, à medida que a condição evolui, a visão central se torna cada vez mais distorcida ou embaçada. Por ser uma doença silenciosa, muitas vezes só é diagnosticada em estágios mais avançados, quando a perda de visão já é significativa.
Diagnóstico e Exames
É possível identificar a DMRI precocemente com exames oftalmológicos específicos, incluindo:
- Mapeamento de retina: permite detecção clínica de alterações na mácula como a presença de drusas, que são pequenos depósitos amarelos sob a retina que são um dos primeiros sinais de DMRI.
- Retinografia fluorescente: exame que utiliza corante especial permitindo a visualização da circulação sanguínea da retina e coroide. Na DMRI auxilia no diagnóstico da forma úmida da doença em que há formação de vasos sanguíneos anormais sob a retina.
- Tomografia de coerência óptica (OCT): principal exame no diagnóstico e acompanhamento da DMRI. Permite a análise precisa das camadas da retina e detecção de alterações estruturais características da doença, como detecção precoce de drusas e formações de áreas de atrofia (DMRI seca), presença de fluido intrarretiniano ou sub-retiniano (DMRI úmida), além de ser imprescindível para o monitoramento do tratamento e da progressão.
Tratamentos Disponíveis
Embora a DMRI não tenha cura, existem tratamentos eficazes que podem desacelerar sua progressão e preservar a visão por mais tempo. Entre os tratamentos recomendados estão:
- Medicação antiangiogênica injetável: através de aplicações diretamente no olho, esse tratamento indicado nos casos de DMRI úmida, visa conter o crescimento de vasos anômalos na retina, reabsorver fluido intra e subrretiniano, melhorando desta forma, os sintomas causados pela doença.
- Suplementação com vitaminas e minerais: uso de suplementos específicos que retardam a progressão da DMRI e protegem a saúde ocular.
Importância da Prevenção e do Acompanhamento
A DMRI é uma condição séria que, sem o tratamento adequado, pode levar à perda significativa de visão. Portanto, a prevenção e o acompanhamento regular com um Oftalmologista especializado são cruciais para identificar e tratar a doença o quanto antes. Exames periódicos são essenciais, especialmente para pessoas com histórico familiar da doença ou outras condições de risco.
Infraestrutura completa para te auxiliar a ver a vida com mais nitidez!
Nosso endereço
Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951, São João da Boa Vista, SP