Modular o estresse pode ajudar a manter uma boa saúde ocular, sabia?

O estresse está presente em sua rotina? Ele geralmente acompanha o dia a dia atarefado e frenético de muitas pessoas. Fisiologicamente, essa sensação é um mecanismo de sobrevivência, visando prepará-lo para situações que exigem resposta rápida. Contudo, em nossa vida moderna com tantos estímulos e pressões, o estresse pode se tornar crônico e determinante para o surgimento de diversas condições, psicológicas e físicas, afetando, inclusive, a saúde ocular.⠀

Isso ocorre pela síntese de cortisol elevada no organismo. O popularmente conhecido “hormônio do estresse” é liberado em situações de agitação e ansiedade. Altos níveis desse hormônio estão associados à redução da acuidade visual, vista embaçada, miopia induzida, ardor ocular, dores de cabeça entre outros sintomas relacionados ao enfraquecimento dos músculos do globo ocular e acomodação do cristalino. Além disso, o cortisol contribui para o acúmulo de líquido entre as camadas da retina, o que também pode comprometer a visão central e provocar hipermetropia induzida.

É preciso encarar o estresse não somente como uma condição mental e/ou emocional, mas entender os refluxos desse estado em nossa saúde como um todo. Ter bons hábitos de vida, como um sono regular, alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e pausas na rotina para realizar atividades prazerosas, é essencial para controle do problema. Além disso, conte com apoio psicológico se necessário. Cuide-se bem!

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat