Células-tronco: uma esperança para o tratamento de doenças da retina

As pesquisas com células-tronco não param de avançar, e a cada dia estamos mais próximos de ter acesso a terapias para diversas patologias. E no ramo da oftalmologia, uma das maiores expectativas é o seu uso no tratamento de doenças degenerativas que levam à perda da visão.

Para entender como seria o tratamento, precisamos entender o que são as células-tronco. Resumidamente, nosso corpo possui trilhões de células, que são diferenciadas em diferentes tipos – neurônios, hepatócitos, células epiteliais, da retina, etc. Todas elas se originaram de células indiferenciadas (as chamadas células-tronco), que possuem a capacidade de dar origem a qualquer tipo celular.

As células-tronco, quando aplicadas em um tecido degenerado, em condições ideais, poderiam repor o tecido lesionado, tratando a doença. Diversos estudos têm sido realizados sobre tratamento de doenças de retina, como a retinose pigmentar, e os resultados são promissores. Vamos torcer para que as pesquisas avancem e que as células-tronco possam ser utilizadas no tratamento de doenças oftalmológicas que atualmente são incuráveis.

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat